Didático

Energia (Qi), Sangue (Xue), Líquidos Corporais (Jin-Ye)

Qi (energia), Xue (Sangue), e Jin-Ye (líquidos corporais)

Qi, xue e jin-ye, são as substancias fundamentais do corpo humano e contribuem para manutenção das atividades corporais normais. A presença e a ação refletem na função dos demais órgãos e tecidos. Qi, xue, e jin-ye, junto com os órgãos zang-fu, dos canais e colaterais constituem na teoria básica da fisiologia humana da Medicina Tradicional Chinesa.

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Qi (Energia)

Qi tem relação com os processos fisiológicos, patológicos e com o tratamento clínico. A palavra Qi, tem o sentido de matéria e de função. Por exemplo, o Qi puro, o Qi turbio e o Qi das substancias nutritivas são materiais enquanto que o Qi do coração, pulmão, baço, rim, estômago e dos canais e colaterais são funcionais. A matéria e a função são dois conceitos diferentes, mas complementares e indivisíveis, porque a função deve se basear na composição material na qual se reflete na atividade funcional.
A classificação do Qi do corpo humano varia de acordo com sua origem, distribuição e função.

  • O Qi original (yuanqi) se chama de Qi do Rim ou Qi congênito, porque é herdado dos pais e está relacionado com a função reprodutiva.
  • O Qi puro (qingqi) e o Qi dos alimentos são denominados também Qi adquirido devido ao que se obtém da atmosfera e dos alimentos respectivamente, depois do nascimento.
  • O Qi essencial (jingqi) está formado pela união do Qi puro e do Qi dos alimentos que se reúnem no tórax. Sua função é nutrir o coração e os pulmões e promover suas funções.
  • O Qi nutritivo (yingqi) e o Qi defensivo (weiqi) provem do Qi das substancias nutritivas.
    • O Qi nutritivo circula nos vasos sanguíneos e se distribuem nos órgãos zang-fu e demais órgãos a fim de nutri-los.
    • O Qi defensivo circula fora dos vasos sanguíneos e se distribuem na pele e nos músculos para aquecer, nutrir e regular a abertura e fechamento dos poros da pele com a finalidade de proteger o corpo da invasão dos fatores patógenos exógenos, por isso se chama Qi

Sobre a ação do Qi herdado e do Qi Adquirido, os zang-fu desenvolvem suas funções e geram por sua vez o Qi dos zang-fu e dos canais e colaterais. Assim temos os Qi do coração, pulmão, baço, rim, estomago e o Qi dos canais e colaterais. A expressão deqi (chegar ao Qi) na terapêutica acupuntural significa precisamente a aparição da sensação quando a punção (penetração da agulha) cumpriu seu propósito de ativar a função dos canais e colaterais. É uma questão de sensibilidade e experiência do acupunturista.

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Xue (Sangue)

A essência obtida dos alimentos depois da digestão e a absorção por parte do estômago e do baço passa pelo coração e pulmão, se converte em sangue (xue) vermelho mediante a ação de transformação. O rim armazena o jing (essência) de onde gera a medula que por sua vez gera o sangue. O Qi do rim ao promover a função do baço, do pulmão e do coração, estimula a formação de sangue.  Consequentemente o Qi nutritivo, os líquidos e o jing (essência) do rim que constituem o sangue, são a base material das atividades do sangue que circula nos vasos sanguíneos nutrindo todo o corpo promovendo a atividade funcional dos órgãos e tecidos.
Xue e Qi possuem uma estreita relação. A formação e a circulação de xue (sangue) dependem do Qi (energia), enquanto que a formação e distribuição de Qi estão relacionadas com Xue.  Clinicamente, Xu (deficiência) de Qi conduz a Xu (deficiência) de Xue e o inverso também, a estagnação de Qi conduz a estase de Xue e o inverso também. Esta relação tem origem na expressão “Qi é o comandante do Xue, Xue, mãe do Qi” na Medicina Tradicional Chinesa.

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Jin-Ye (líquidos corporais)

Os alimentos, especialmente as bebidas ao serem absorvidas são transformados em líquidos corporais, os quais se distribuem no sangue, nos tecidos e interstícios do corpo. Os líquidos se dividem em duas classes: Jin e Ye.
Os de maior fluidez, transparência e pouco densos que nutrem os músculos e umedecem a pele se chamam Jin, e os escuros, espessos e de menor fluidez que preenchem e lubrificam as cavidades das articulações, o cérebro, a medula e os interstícios corporais se chamam Ye.
O suor, a urina e a saliva provem do Jin-Ye. O sangue contém também uma grande quantidade de líquidos corporais. Sendo assim a fisiologia e patologia do suor, urina, saliva e sangue estão relacionadas estreitamente com o metabolismo normal de Jin-Ye.

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